RSS

Maior tapete do mundo

18 nov

maior_tapete_do_mundo

Em 2007, iranianos fabricaram o tapete artesanal mais longo do mundo. A peça foi idealizada para cobrir o chão de uma mesquita nos Emirados Árabes Unidos e custou US$ 6 milhões.

Para o trabalho de um ano e meio foram necessários 1.200 tecelões de três cidades do noroeste do Irã, que confeccionaram, a partir de 38 toneladas de lã e algodão, a peça de 5.625 m².

maior_tapete_do_mundo_2

O tapete, instalado na imponente mesquita de Abu Dhabi, batizada de Xeque Zayed ben Sultan Al Nahyan (nome de um dos fundadores dos Emirados Árabes Unidos), possui as dimensões de um campo de futebol americano. As nove peças, onde predominam as cores verde e creme, realizadas a partir das melhores lãs de Sirkhan (sul do Irã) e da Nova Zelândia, foram costuradas juntas. No total, são 25 cores, das quais 20 foram elaboradas a partir de corantes naturais.

Devido o tamanho do tapete, foram necessários vários caminhões para transportá-lo até o lugar onde foi exibido em Teerã. Na chegada ao Emirados Árabes, a peça foi devidida em duas partes e levada em dois aviões.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em novembro 18, 2013 em Novidades

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: